domingo, 7 de julho de 2019

Movimentos e sensações de reta final: pré-parto 1

Com este texto/vídeo, começo uma sequência para as gestantes de último trimestre.  Vamos falar de contrações - falsas e de treinamento, liberação de desconfortos, etc, com muita consciência.
Neste 1º, movimentos associados à respiração, com apoio, que podem ser feitos até o trabalho de parto, com adaptações, para a descida e acomodação do bebê.


No último trimestre, especialmente na descida e encaixe do bebê, que comumente acontece da 34ª a 36ª semanas, alguns movimentos são muito bem-vindos para favorecer a parceria mãe/bebê, nesse processo.

O posicionamento para a descida acontece mais cedo do que 34 semanas, mas o encaixe da cabeça do bebê no assoalho pélvico da mãe, acontece por volta da 36ª semana, e pode ocorrer até mesmo dias antes do trabalho de parto efetivo.

Alguns movimentos são muito bem-vindos para a fase de pré-encaixe e encaixe, para a descida e acomodação do bebê.

Também para a liberação dos quadris e soltura do ciático, de tensões da coluna, joelhos e tornozelos.

O sppining baby, comumente feito na bola de yoga/pilates, pode ser feito com apoios alternativos.
Esse é um nome moderno para os movimentos dos quadris que favorecem esse processo de descida e encaixe. Lembre-se de que a lei da gravidade favorece essa parceria mãe/bebê, com movimentos simples e conscientes.



Para a gestante que tem a bola em casa, poderá usá-la de várias formas. Se não tiver, vou dar algumas dicas de como substituí-la em algumas práticas de reta final.

No vídeo que segue, vamos usar uma cadeira de apoio. Veja o que é seguro para você. Pode ser o encosto de uma poltrona ou sofá, o que permitir a você gerar os movimentos simples de liberação que vou apresentar. Pode ser feito até o trabalho de parto, entre as contrações, se a gestante se sentir confortável. Neste caso, o foco é na respiração e nas liberações ventrais, da região lombar e dos quadris. A firmeza dos pés se faz necessária.

Lembre-se de sentir-se segura ao fazer os movimentos anatômicos de liberação a partir dos tornozelos. Esteja conectada com a sua respiração e com a liberação que os movimentos sugerem.


Namastê!

Cristiani W. Bez Matsuoka
(48) 99167-6361
@cristianiw.bez
Professora de Yoga para gestantes em Florianópolis – SC
Yogashala Brasil – Centro – https://www.yogashala.com.br/
Yogaluz – Santa Mônica - http://www.yogaluz.com.br/



Um comentário:

  1. Este exercício tem me ajudado a liberar a dor nesta fase da gestação. As dicas na aula e mais no blog ajudam muito, obrigada Cris.

    ResponderExcluir