segunda-feira, 5 de outubro de 2020

As posturas com apoio - melhoram a prática e a condução

 As posturas com apoio auxiliam a melhorar a condução do propósito do instrutor para uma série de variações. Na gestação, como o corpo da mulher está modificando constantemente, poder estimular a observação dos pontos de sustentação e liberação com uma maior adequação, a partir dos apoios, é importante.

Usar a parede ou a cadeira, não facilitam a construção da postura, mas ajudam a melhorar apercepção sobre aspectos específicos a serem trabalhados.


Para construir, por exemplo, essa variante do Virabhadrasana III, o alinhamento da coluna, o afastamento entre ombros e orelhas e a ativação do assoalho pélvico podem ser trabalhados com mais consciência, com o apoio da cadeira ou parede.
Uma série de propostas podem surgir desta posição: a abertura do quadril, a flexão do joelho associada ao movimento da respiração, a ativação das costas com uma consciência maior na cintura escapular, o alongamento da cervical, etc...

Os apoios podem favorecer a prática, aumentando os pontos para o equilíbrio, da postura mais simples as mais intensas, propiciando uma consciência maior sobre partes específicas do corpo. 

Com facilidade, é possível alinhar a coluna, ajustar os ombros e cintura escapular, liberando os excessos do ventre. 
Desta base, muito pode ser construído, e a percepção da praticante sobre a parte superior do corpo e a ativação do assoalho pélvico, coxas, pernas e pés, podem ser observadas com facilidade.

Esta torção suave com o apoio da parede pode beneficiar muito a praticante. Desde o alongamento do ciático, até a ativação dos órgãos internos podem ser estimulados nesta adaptação. Muito espaço interno pode ser acessado!


Nesta torção, também suave, com o apoio da cadeira, pode-se construir várias posturas, com base no alinhamento pélvico, ativação do eixo interno e consciência do posicionamento dos ombros e cintura escapular.

No último trimestre gestacional, o uso da bola como apoio é muito especial! A construção do Virabhadrasana II é bastante favorecida, com uma percepção maior do assoalho pélvico e alinhamento da coluna.

Busque usar esses apoios e sinta quantos como vai perceber a construção de cada postura. Deixei aqui, algumas sugestões... Você pode criar uma série, a partir delas... Sinta que muitas adaptações favorecem aspectos importantes de ativação e liberação, a serem percebidos pelas gestantes. O ajuste também é facilitado com essas bases de apoio.

Se você é gestante, pratique com consciência, sob orientação de um instrutor que a oriente de acordo com o seu momento e as suas necessidades!

Namastê!

Profª Cristiani W. Matsuoka

Qualquer dúvida, estou à disposição!

(48) 99167 - 6361

@cristianiw.bez


quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Dor do ligamento redondo do útero

 

 

Por duas vezes me chegou essa questão, este ano, vinda de instrutores de yoga, para conduzir as aulas, dado que é recomendada a prática de Yoga para prevenir e minimizar esse processo doloroso, que é comum nas gestantes, especialmente primigestas, com o desenvolvimento da gestação.

A dor do ligamento redondo do útero é uma sensação de desconforto que pode ser confundida com cólicas e empuxos na lateral do ventre, especialmente no 2º trimestre, quando há um maior aumento do útero e exigência de seus ligamentos.

É sempre importante conhecer o histórico da gestante e seu biotipo. 

Quando estudamos Yoga, temos uma noção do ayurvédica e conhecemos os Doshas, os biotipos comportamentais de cada indivíduo, que favorece, dentre outras recomendações, a escolha das posturas e até mesmo pranayamas a serem praticados. 

O tipo Vata tem a pré disposição a essas sensações, por ter menos massa muscular e camada protetora de gordura, também pode ter mais dificuldades em trazer para o corpo físico várias informações sobre as transformações da gestação.

O tipo Pitta, pode registrar esse desconforto pela pré-disposição ao "fazer em excesso", o que pode fragilizar sua entrega aos momentos de relaxamento e acomodação do desenvolvimento da gestação.

O tipo Kapha costuma acomodar e adaptar com mais facilidade essas sensações.

Para compreender melhor, inclusive a combinação dos biotipos, é sempre bom ter a opinião de um especialista em Ayurveda, mas aqui, deixar essa reflexão para os instrutores olharem com mais cuidado para a individualidade de cada gestante, é o propósito. 

Em via de regra é importante fazer respirações ventrais e de liberação de excessos. 

Observar o momento em que esse desconforto aparece, se existe uma lateralização da dor, também pode dar indicações de escolha de posturas. 

Movimentos suaves associados à respiração são sempre bem vindos, com o propósito de aprofundar a respiração, diminuindo assim, o ritmo do movimento.

Criar o hábito de fazer os movimentos para a coluna saudável, de pé ou sentada (dependendo do ponto e intensidade da dor) é um caminho para práticas simples e eficazes nesses quadros de desconforto que podem durar todo um ciclo de acomodação de órgãos.

- MOVIMENTOS BÁSICOS DA COLUNA (texto e vídeo de exemplo no blog - vou postar algumas imagens neste texto)

São 8 movimentos básicos para uma coluna saudável. Eles acontecem em várias ações espontâneas de nosso corpo para que nos sintamos soltos e relaxados. São eles:

1.     movimento de alongamento para o alto e para cima com o alongamento dos braços

2.     movimento da coluna para trás

3.     alongamento para frente

4.     soltura do corpo para baixo com o arredondamento da coluna

5.   movimento para o lado direito (aumento do espaçamento entre as vértebras e costelas)

6.     movimento para o lado esquerdo

7.     torção ou rotação da coluna para o lado direito

8. torção e rotação da coluna para o lado esquerdo

É importante estimular a prática diária, com a atenção do instrutor, até que a gestante encontre os movimentos mais adequados ao seu conforto e possa fazê-los em vários momentos dia.

A prática regular do Yoga para gestantes ajuda a prevenir e minimizar essas sensações, mas a atenção individualizada é fundamental!

Namastê!

Cristiani W. Bez Matsuoka

Se tiver alguma dúvida, entre em contato!

(48) 991 67-6361

As posturas das imagens abaixo são alguns exemplos com determinadas ênfases. O Instrutor deve saber como construir a dinâmica, de acordo com a anamnese da gestante, se está com a referida dor ou com o propósito da aula.

Ativação e alongamento da coluna no eixo, para à frente em tração

Ativação lateral

Soltura e alongamento da coluna para baixo

  
Alongamento para trás







quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Workshop de Yoga para gestantes e pós-parto direcionado a instrutores e profissionais de saúde

 Esse projeto é muito especial! Levar o Yoga como ferramenta para auxiliar as mães nesse período tão especial do maternar é um presente!

Neste momento  especial  em que o mundo está vivendo,  sigo acolhendo gestantes e mães  no pós-parto com os seus bebês,   com a mesma dedicação e empenho,  em conduções e direcionamentos online, apoiando mulheres de muitas localidades.

Gestação e pós-parto são períodos que exigem bastante atenção... especialmente na condução da respiração e liberação de excessos nas posturas...

Oferecer esse workshop online, na sua 3ª edição, transmitir todo o propósito será certamente um desafio e uma conquista para todos!

Desenvolvi então, para o workshop, 2 apostilas com imagens e textos explicativos (uma delas, exclusiva para instrutores) e produzi vídeos curtos para compartilhar com aqueles, que como eu, querem ajudar as mulheres nesse momento tão especial, da melhor forma!

Como as aulas são ao vivo e também gravadas, muitas questões podem ser abordadas e dúvidas podem ser esclarecidas após revisitar o material.

Fico muito feliz em dividir essa experiência tão enriquecedora para mim e para tantas mulheres que compartilham comigo suas sensações, conquistas e fragilidades.

Nesta 3ª edição, o propósito é:

1.  Desenvolver um olhar especial para esse período tão singular da mulher, com  técnicas específicas e adaptações.

2. Direcionar as práticas de acordo com os períodos gestacionais, com ajustes e adequações também à distância.

3. Compreender a anatomia da gestação, transmitindo segurança ao ensinar como lidar com "o novo corpo".

4. Apresentar possibilidades para a mulher acessar no seu momento gestacional, espaços internos, do físico ao sutil;

- Relaxamento dirigido para acesso à tranquilidade, segurança e fluidez.

5. Conscientizar e possibilitar o acesso ao estado natural de tranquilidade, lembrando que o estímulo a esse acesso deve acontecer antes do parto.

6. Orientar as gestantes a como lidar com os desconfortos  do último  trimestre e sensações de reta final, incluindo as contrações.

7. Construir a consciência de liberação nas práticas  de " soltar tudo".

8. Gerar as adequações  para aulas ou atendimento  online.  ⠀⠀⠀⠀⠀

9. A mulher no pós-parto. Dicas  para acomodar o corpo nas aulas regulares ou atendimento  personalizado. 

10. Dicas para conduzir dinâmicas  de Yoga mamãe  e bebê.

Para profissionais da saúde que trabalham com gestantes, é uma maravilhosa oportunidade de agregar conhecimento, mas não habilita esse profissional a dar aulas de Yoga. 

Fica aqui, alguns registros das nossas edições anteriores!

Namastê!






quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Gestação pélvica na reta final

 Quando o bebê está sentado, confortavelmente na reta final, a mãe pode criar uma ansiedade. Então, o fantasma da "gestação pélvica na reta final" assombra...

Em via de regra, o bebê se mexe e pode desvirar, comumente até 36ª semana, mas também pode virar próximo ao parto, ou há casos de partos bem sucedidos, em que o bebê nasce sentado... É importante saber como a equipe médica e profissionais que acompanham a gestante, lidam com essa situação.

No Yoga para gestantes, algumas posturas e técnicas respiratórias são recomendadas para lidar com a gestação pélvica. 

Primeiramente, trabalhar a respiração fluida da mãe para que ela restabeleça seu estado natural de tranquilidade. 

Não há controle na gestação, há formas de conduzir a respiração e lidar com situações. Restabelecer a tranquilidade e segurança é uma boa escolha! A respiração com visualizações, associada ao conhecimento adequado sobre o que está passando, é um bom caminho...

Vou colocar aqui, algumas técnicas que podem ser praticadas por gestantes com um olhar atento de um professor de Yoga ou Doula: 

Fazer posturas de semi inversão e liberação seguras, para que não haja risco de alteração brusca de pressão arterial, com a contração do assoalho pélvico e esfincteres, especialmente ao final da exalação:

Nesta posição, a gestante consegue gerar a "inversão" sem riscos. Lembrando que no final da gestação é muito comum alterações da pressão arterial. A gestante durante essa prática com a técnica da contração pode sentir algumas sensações diferenciadas, especialmente porque pode estimular o movimento do bebê.

Dependendo da gestante, a elevação pode ser maior, também pode ter apoio nas costas para maior soltura do pescoço...

Essa postura também pode ser feita por gestantes de um modo geral, sem retenção dos esfincteres, somente com o encaixe pélvico. É sempre importante avaliar caso a caso.



Nesta soltura com o apoio da cadeira, se pode fazer com o mesmo propósito, ativando a contração perínea e dos esfincteres ao final da exalação. 

Na primeira imagem, a gestante além de fazer uma excelente tração na coluna, pode gerar as respirações com contrações, sentindo a firmeza do "aterramento" até os pés. É extremamente benéfica para a sensação de segurança e bem-estar da gestante.

Na continuação, ou segunda imagem, a gestante exercita o "soltar tudo", liberando tensões dos ombros, pescoço, face e pode fazer algumas respirações com as contrações, desde que NÃO SINTA TONTURA.

Nessa posição todo o corpo se solta e vários alongamentos e liberações significativas podem ser gerados com consciência.

Essa posição com intensão de gerar as contrações também pode ser feita com a gestante sentada na cadeira.

Lembrando que para que uma gestante regular pratique essas posturas "gostosas" é importante não gerar contrações. A respiração da gestante também deve ser fluida.  

GESTANTES NÃO DEVEM RETER A RESPIRAÇÃO, SÓ AMPLIÁ-LA!

É sempre importante, em todas as situações de transformação da gestação, lembrar de que a mulher não está fazendo a trajetória gestacional sozinha, que cada gestação tem sua história. É um exercício de percepção importante a ser trabalhado...

A gestante, no entanto, sempre tem ações conscientes que pode escolher, mas não controla o DESENVOLVIMENTO NATURAL da gestação. 

Para essas escolhas consciente, o Yoga tem muitas ferramentas!

Se quiser alguma dica para esse trabalho direcionado, procure um professor de yoga especializado em gestantes.

Yoga para gestantes: Um caminho de consciência para gestar de forma saudável em todas as percepções!

Namastê!

Profª Cristiani W. Bez Matsuoka

@cristianiw.bez 

(48) 99167-6361


quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Quando a ansiedade trava a respiração

É muito comum percebermos que quando estamos ansiosas, nossa respiração fica presa, não flui...

Na gestação, pós parto e na vida, essa fluidez é fundamental para nos reconectarmos com nós mesmas e agirmos com tranquilidade.

Muitas gestantes sentem essa trava, muitas vezes configurada como ofegância e acham que é natural da gestação.

A GESTAÇÃO E O PÓS PARTO ATIVAM MAIS PROCESSOS DE ANSIEDADE QUE TRAVAM A RESPIRAÇÃO!

Essa sensação de trava ou ofegância é comum, mas é importante resgatar o fluxo respiratório em todas as fases da gestação, lembrando que a ofegância pode aparecer comumente quando há um esforço aeróbico e a gestante não consegue gerar um ritmo da respiração. Esse ritmo no entanto, pode ser retomado, assim que a gestante liberar o ar residual e sessar o esforço que está fazendo.
É importante ressaltar, que para muitas gestantes, especialmente na reta final, esforços simples, como a subida de um lance de escadas, pode gerar esse descompasso respiratório, mesmo que a gestante tenha um bom preparo físico. Independente disso é fundamental resgatar o ritmo e aprofundamento da respiração. A atividade pode até servir de exercício para isso, se a gestante tiver consciência dessa "retomada de fôlego".

A maioria dos processos de trava da respiração, no entanto, são acionados pela ansiedade... A única forma de diminuir os processos de ansiedade é reorganizar a respiração. Criar esse ritmo pessoal e algumas variantes para liberar excessos e reconectar com o eixo.

É sempre bom lembrar que a ansiedade vem do nosso instinto natural de luta ou fuga, produzindo adrenalina para a ação rápida.
O problema é quando essa descarga é contínua e demasiada, então, gosto de repetir uma frase do Profº Pedro Kupfer, reconhecido professor de Yoga: "A ansiedade é excessiva quando se transforma em uma mãe super protetora (...)". Sim, o excesso de adrenalina nos impede de acessarmos a tranquilidade e a leveza, nos deixa em contínuo "processo de ação".

Esse contínuo processo, esse "excesso", atrapalha em todas as fases da gestação, inclusive no trabalho de parto e amamentação!

No pós parto a nova mãe também visita facilmente esse estado. Sem ritmo pessoal e em função das demandas do bebê, a mãe recém nascida se coloca para fora na atenção ao bebê e não percebe sua respiração, seu eixo, seus estados internos. 
Sempre digo às novas mães que, quando nascem os filhos, iniciamos nosso ritmo de fora para dentro. Nossas sensações internas são deixadas de lado porque todas as "nossas antenas" estão projetadas para os cuidados com o bebê. Assim, o autocuidado e auto acolhimento são fundamentais!

O RESGATE DA RESPIRAÇÃO CONSCIENTE É FUNDAMENTAL PARA ESSA RETOMADA SOBRE AS SENSAÇÕES INTERNAS E O CAMINHO PARA O ACESSO DA TRANQUILIDADE.

Nas aulas de yoga para gestantes e mamães e bebês, sempre reforço a respiração no eixo (texto aqui no blog) como um caminho para se perceber internamente e resgatar o ritmo da respiração em expansão e aterramento.

Visualizar a respiração é fundamental! 

Inspirar e perceber o ar entrar e a energia se expandir para o alto e exalar e sentir a liberação e o aterramento até o assoalho pélvico é uma caminho bem seguro para se reconectar!
Podemos fazer isso de várias formas: 
1. Visualizando e percebendo o ritmo da respiração e aprofundando em "expansão e aterramento" conforme a praticante vai sentindo mais espaços internos.
2. Visualizando o eixo interno entre o topo da cabeça e o períneo e observando o movimento da respiração entre esses dois pontos.
3. Resgatando espaços internos, fazendo uma respiração elevando os ombros até as orelhas na inspiração e exalando e soltando tudo... em seguida, perceber a retomada natural do fluxo da respiração para aprofudá-la.
4. Trazendo uma mão sobre o peito e outra no púbis (baixo ventre) e expandindo na inspiração até inflar o peito, e exalar liberando excessos até a mão que está no baixo ventre, sentindo o movimento da respiração nas mãos. Essa percepção de dentro para fora e vice versa, ajuda muito no resgate do ritmo da respiração.
5. Em um nível mais aprofundado de percepção e visualização, a respiração em SO HAM (também aqui no blog ) é um fantástico exercício para se manter em conexão com a respiração e consigo mesma, nutrindo a tranquilidade.

Há outras técnicas, também citadas aqui no blog ou no instagram, mas gostaria de ressaltar a importância de perceber que a respiração consciente é o veículo para retomar o equilíbrio, desarmando a ansiedade e devolvendo o bem-estar e tranquilidade.

É a única função do sistema nervoso central que podemos interferir com naturalidade para regularizar as demais!

No mais, é importante observar se sua respiração trava no momento da inspiração ou da exalação...
Essa informação pode te ajudar a destravar com mais facilidade, fazendo uso das técnicas adaptadas para esses momentos respiratórios.

DEIXE O PRANA, A VIDA FLUIR EM VOCÊ SEM OBSTÁCULOS!

Qualquer dúvida, pode entrar em contato comigo ou com um professor especializado em Yoga para gestantes e pós parto!

Namastê!
Profª Cristiani Matsuoka
@cristianiw.bez

Obs: Selecionei essa imagem para observarmos quanto prana e fluidez existe na natureza: mesmo com pouco espaço, a árvore brotou de uma fenda na pedra...
Sua respiração se refaz em ritmo e profundidade assim que você der um espaço consciente para ela, mesmo no final da gestação ou na correria com o bebê...



quarta-feira, 29 de julho de 2020

O tempo da gestação, do trabalho de parto, da partolândia

Retomando as postagens do Blog, em tempos de pandemia, com muitas gestantes passando por sensações intensas, resolvi falar sobre O TEMPO.

O TEMPO DA GESTAÇÃO... O TEMPO DO TRABALHO DE PARTO... O TEMPO DA PARTOLÂNDIA...

Muitas gestantes, não só nesse período de isolamento social, mas durante suas gestações, me colocam várias impressões sobre suas sensações em relação ao tempo de gestar.

Muitas falam que o tempo passa muito rápido, não conseguem organizar as coisas como gostariam, como o "programado". Querem deixar  "tudo certo" para a vinda do bebê...
Outras, especialmente na reta final, ficam cheias de expectativas para ver o rostinho do bebê...
Algumas ainda, colocam, desde o primeiro trimestre, suas expectativas e anseios em relação ao parto... como vai transcorrer.

Essas e outras impressões são muito bem vindas para exercitar a MENTE e suas expectativas através das ferramentas do yoga.

"Desarmar" a mente desses controles sobre o desenvolvimento natural da gestação, é o meu maior desafio como professora de Yoga para gestantes!

Quando exercitamos o "soltar tudo" desde o início das práticas,  vamos em um crescente de liberações...
Algumas sentem a soltura dos ombros, que sempre "seguraram", mas fica mais evidente na gestação...
Outras, conseguem se relacionar melhor com os quadris, especialmente com o nervo ciático...
Algumas ainda vão observar a necessidade de se relacionar melhor com a coluna, soltando as tensões e sustentando o eixo...

Quando chega na reta final, esse conceito de "soltar tudo" fica mais claro, mas precisa ficar mais presente, a partir da mente...

Os exercícios de respiração para trabalhar essa soltura, associado à pratica de posturas já adequadas ao momento gestacional são importantes para acomodar as contrações e perceber que essas sensações fazem parte da liberação do corpo para o parto. Não é uma dor aleatória e deve ser observada e sentida não como "reação dolorosa" e sim como uma forma do corpo se preparar para o parto.
Sim, é dor... mas se não dermos a gradação devida, desenvolver a percepção adequada,  a sensação dolorosa será bem maior!

É uma conquista muito especial criar essa percepção na mente e expandi-la para o corpo.

As práticas de Yoga Nidra, relaxamento consciente, direcionado para essa liberação também gera um efeito muito positivo e eficaz na mente, tranquilizando a gestante, trazendo mais centramento e liberação de excessos, especialmente o medo...

Essa prática direcionada às gestantes são ferramentas para a vida, especialmente com a chegada do novo membro da família, que é muito esperado, mas traz com sua chegada, demandas bastante intensas para a mulher e a família...
Aprender a perceber a mente no tempo real, suas sensações e expectativas associadas ao corpo, vai favorecer muito o pós-parto, em todos os sentidos.

Vamos falar de partolândia... Uma etapa do trabalho de parto em que as mulheres ficam como sob um efeito anestésico e esquecem fases do processo... perdem a relação com o tempo cronológico.
Uma bênção, não é?!
Todas as parturientes que chegam à dilatação ideal para o parto, passam de alguma forma pela partolândia, mas muitas não percebem esse "fenômeno". A primeira questão é que esse espaço/tempo mental não é cronológico, depois, como essa sensação começa com a presença do hormônio Ocitocina, acontece na mente e é transmitida ao corpo (o colo do útero fica completamente dilatado). Algumas mães relaxam profundamente nesse momento...

Se as parturientes que têm essa descarga de ocitocina e chegam à expulsória passam por esse período, por que todas não sentem?
Há alguns aspectos que poderíamos abordar, como o ambiente do parto, o apoio... mas vou focar na relação do funcionamento da mente, dos controles e medos... o principal olhar do Yoga relativo à partolândia, ao trabalho de parto como um todo.

Depois de acompanhar e auxiliar mais de 150 gestantes, percebo que quando geramos esse trabalho completo de "desarmar" a mente e soltar o corpo adequadamente dentro da fisiologia da gestação, tudo flui com mais tranquilidade. Exercitar o autocuidado com amorosidade e leveza,  sem que a mãe se coloque inúmeros desafios e cobranças, buscado ter a "melhor" performance física, programando tudo e até "definindo" como vai ser seu parto, cria uma outra disposição na mente da nova mãe e mulher...

É um maravilhoso exercício de entrega... a si mesma... ao momento especial que está vivendo...

Hoje estou dando aulas online para gestantes e pós-parto e uma das mães, na 3ª gestação, após 2 partos normais, naturais, me contou, desde a 28ª semana, que gostaria de ter um parto mais consciente... mais tranquilo... com menos receios...
Estamos exercitando muitas percepções... reconstruindo muitos conceitos... especialmente a relação com as dores da contração e com a pressa... o tempo...

Yoga para gestantes: uma relação com o tempo real, o tempo sagrado! Viva cada momento, sem pressa, com sabedoria, amorosidade e leveza...

Namastê!
Profª Cristiani Matsuoka
@cristianiw.bez

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Abundância de energia na gestação



Na gestação, muitas vezes nos sentimos cansadas, registrando alguns desconfortos, que envolvem sensações no digestório, peso, etc.
O desenvolver da placenta, o aumento do útero, etc, vão gastando energia... mas precisamos reativá-la com consciência.

É importante nos lembrarmos de que o bebê se desenvolve no ventre e todos os órgãos ficam mexidos com o desenvolver da gestação e também a energia da gestante pode estar mais focada nesse ponto...

A relação de abundância na gestação, começa com a circulação adequada da energia!

Se retemos a energia nos ombros, por exemplo, a respiração trava...se deixamos a respiração curta, nos sentimos ainda mais cansadas...

É fundamental nos relacionarmos com a fluidez da energia, respirando com profundidade e experimentando ampliar o nosso potencial respiratório. Essa sensação de espaços internos, registra a presença da abundância de bem-estar e de tranquilidade.

Assim, experimente Ujjyai pranayama,(texto com vídeo no blog), associado a movimentos simples de espaçamento entre as costelas e vértebras e vai visitar a sensação da abundância de espaços internos...

Faça a adequação da sensação da energia de expansão e aterramento no seu corpo, distribuindo adequadamente o que precisa ativar e o que é necessário liberar em você, que vai sentir o registro da abundância.

Nas aulas de Yoga para gestantes sentimos a ativação da musculatura de sustentação e a liberação dos ombros, dos espaços no ventre e nas costas. Através de técnicas respiratórias específicas, liberamos também, desconfortos digestórios. Lembrando sempre de que já temos bastante estímulo no ventre, o que pode gerar mais sensações, como mais produção de suco gástrico no estômago, peso, etc. Assim, é fundamental circular essa energia com consciência.

Nessa postura em movimento, a gestante cria espaços no centro do peito e entre as mãos, com expansão e aterramento, gera uma sutil torção na coluna, ativando o períneo e liberando espaços entre os órgãos.

É importante lembrar que se o ar fica retido no peito e os ombros tensos, é como se enchêssemos um balão de ar. Esse ar preso, só fica retesado, não tem mais função. (Experimente liberar as tensões dos ombros – texto no blog)

Com esse movimento, a gestante cria espaços nas laterais do tronco, entre as costelas, se alonga lateralmente, ativando os braços, mas afastando com consciência os ombros das orelhas.

Energia parada é estagnação, que é o oposto de abundância... Busque sentir a fluidez...

Nesse vídeo, agestante, já de reta final, associa movimentos à respiração, ativando a musculatura de sustentação e liberando espaços internos e tensões.


Comece seu dia então, acessando a abundância de poder perceber a sua respiração e poder ampliá-la, acessando cada vez mais espaços internos, independente do seu período gestacional.
Visualize a sua respiração e seus espaços internos se expandindo... Crie essa percepção (veja o texto sobre visualização interna)

Crie o seu potencia de abundância com consciência  e agradeça cada conquista no seu dia e no seu processo gestacional!

Namastê!
Cristiani W. Bez Matsuoka
(48) 99167-6361
@cristianiw.bez
Professora de Yoga para gestantes em Florianópolis – SC
Yogashala Brasil – Centro – https://www.yogashala.com.br/
Yogaluz – Santa Mônica - http://www.yogaluz.com.br/