domingo, 17 de fevereiro de 2019


A importância e especificidade das transformações de cada período gestacional nas aulas de Yoga
                                                                                           Profª Cristiani W. Bez Matsuoka

A gestação é sinônimo de novas descobertas sobre o próprio corpo e de transformações da mulher e do bebê que está se desenvolvendo dentro dela. É o momento de sintetizar saúde, bem estar e harmonia no corpo e na mente, descobrindo e ativando os recursos interiores necessários para gestar bem, beneficiando-se de todo o potencial feminino da maternidade.


É então fundamental darmos atenção especial a cada momento dessa maravilhosa transformação da mulher, do bebê, da vida...

Cada trimestre gestacional tem sua importância e especificidade. No primeiro trimestre, a mulher está se adaptando aos hormônios e à nova energia que está em transformação. É comum a sensação de desconforto neste período em que todo o corpo está se adequando ao desenvolvimento do novo ser, com uma grande descarga hormonal, mas direcionar a respiração da melhor forma, com movimentos adequados, ajudam a equilibrar esse período. No segundo trimestre, a gestante deve se sentir mais revigorada, pois as transformações são mais regulares e as práticas de estabilidade e expansão da energia através da respiração, auxiliam a manter a percepção do eixo, da consciência no bem estar, do corpo como um todo, em expansão.


No último trimestre, as adaptações ao sobrepeso devem ser feitas da melhor forma para que a conexão com o bebê e o estado natural de tranquilidade façam parte desta reta final. Também os questionamentos sobre o parto começam a fazer parte das expectativas da gestante. Técnicas respiratórias e posturas pré parto também são abordadas, mas com a consciência de que o parto adequado é aquele que a gestante pode ter em segurança para ela e seu bebê.


As práticas do Yoga preparam a mulher para uma gestação mais tranquila e consciente, o que favorece o parto. O caminho do Yoga propicia a reconexão com a respiração, com o corpo como um todo e com o bebê, o que favorece o equilíbrio durante toda a transformação da gestação e prepara para as grandes mudanças com a chegada do bebê.





Nenhum comentário:

Postar um comentário