terça-feira, 16 de abril de 2019

Exercício diário do equilíbrio




A sensação de equilíbrio do sutil ao físico deve ser exercitada pela gestante, especialmente porque ela está em transformação constante e pode visitar desconforto e instabilidade no corpo, nas sensações e emoções.

Buscar o equilíbrio é sempre valorizar esse movimento constante com harmonia. É poder se sentir bem no dia a dia, respeitando suas sensações e atuando em suas funções diárias.

Buscar respirar com consciência, percebendo o fluxo natural da respiração, ou exercitando uma técnica mais vigorosa, como Ujjyai Pranayama (ver texto sobre respiração de vitalidade), são caminhos que você deve fazer diariamente, pois estamos em constante transformação, especialmente na gestação.

Hoje vou postar alguns exercícios na parede, para que você conquiste espaços internos, perceba seu equilíbrio aéreo (de pé), reorganize sua coluna, respire percebendo o ventre, ativando o digestório e também fortaleça sua plataforma de sustentação: coluna, pés, pernas, coxas, períneo).
Essas variantes podem ser praticadas do primeiro ao último trimestre, reorganizando a estabilidade, aceitando os movimentos e transformações do corpo, com segurança.

Esteja sempre atenta ao seu limite no momento da prática! Respeite-se! Se tiver dúvidas, consulte um profissional especializado em gestantes.

Lembremos que a busca da estabilidade é diária, pois estamos em constante movimento. A parede pode nos apoiar nessa percepção, do início ao final da gestação. Faça variantes de posturas de equilíbrio sem tocar a parede, se se sentir disposta, mas sempre respeite seu momento!

Namastê!
Profª Cristiani W. Bez Matsuoka
Yoga para gestantes em Florianópolis - SC



Toque a lateral do quadril na parede, alinhe o pé que está no solo, flexione o joelho oposto e traga esse pé na altura da parte interna da coxa, na panturrilha ou ainda, tocando a ponta dos dedos no solo, conforme o seu dia.
Evite pressionar o joelho de base com o pé.
Una as mãos em frente ao peito, alongue a coluna para o alto, solte as escápulas, encaixe os quadris, ativando o baixo ventre e períneo. Sinta a ativação da coxa, perna e pé de base e aceite as oscilações do tornozelo. Flexione o joelho de base se sentir necessidade.
Respire profundamente, assimilando os efeitos desta posição, a lateral em contato com a parede, que sustenta e a outra, que expande.


Em seguida, abra a lateral  de fora, levando de forma alinhada, o braço e mão até o lado oposto, gerando uma torção.

Respire com profundidade, percebendo dos pés ao topo da cabeça. Se for tranquilo para você, gire a cabeça em direção ao ombro do braço que expandiu lateralmente, ampliando a torção.
O alinhamento entre púbis e cóccix deve ser observado e mantido, para sua sustentação e equilíbrio.
Respire ampliando o espaço ventral e esvazie-se de ar, ativando o digestório.
Sinta também a ativação da perna de base e também a parte interna da coxa. Observe esses pontos de sustentação e também a expansão da virilha da perna dobrada.
Além dos espaços internos no ventre, observe a expansão do centro do peito e a fluidez até as mãos.

Visualize-se internamente para sentir seu alinhamento e perceber pontos de sustentação e expansão.
Esse exercício de auto observação ajuda você a instaurar a sensação se equilíbrio, do físico ao sutil.

Lembre-se de praticar com segurança!
Yoga: ferramenta de bem estar do físico ao sutil!

Profª Cristiani W. Bez Matsuoka
 Yoga para gestantes em Florianópolis - SC




Nenhum comentário:

Postar um comentário