segunda-feira, 8 de abril de 2019

Acessar espaços internos – caminho de dentro para fora



Na gestação é fundamenta a mulher acessar os seus espaços, buscando se adaptar às modificações anatômicas e também percebendo liberação na sua mente com o fluir da energia.
O volume do útero vai aumentando, os órgãos internos se reposicionando, os quadris, ganhando espaço e mais mobilidade... Nossa mente se ocupa das tarefas do dia a dia e também tenta se organizar com a presença do bebê. Vai desde tentar pensar no quarto e acessórios do novo membro da família, até em como será a nova dinâmica da casa e da vida...

Pensamentos e sensações devem ser “digeridos” para se acomodarem aos poucos. Temos uma jornada de aproximadamente 10 semanas!
Se estivermos atentas às nossas sensações internas e organizarmos esses espaços para que a respiração seja fluida, os órgãos internos do abdômen sejam sutilmente massageados, permitindo a fluidez, vamos acomodando esses espaços, no corpo, na mente e nas emoções... Senão a sensação de que tudo passa muito rápido e não tivemos “tempo” para fazer o que havíamos programado, nos invade...

A gestação é um processo natural em que nos deparamos com a ausência de controle, pois tudo se desenvolve a seu tempo, não NO TEMPO QUE NOSSA MENTE DESEJA.
Assim, gerar um caminho de observação de dentro para fora, percebendo esse novo tempo que nossa trajetória na gestação nos sugere, pode ser um maravilhoso aprendizado para a nossa vida!
Busque então sentir o caminho espontâneo da sua respiração, sem a intenção de respirar. Observe o movimento de expansão e liberação e conscientize-se de seus espaços internos.
Você pode fazer o caminho do eixo, ouvir o som da respiração ou somente perceber seu movimento (leia e faça as práticas sugeridas nos textos anteriores, para compreender melhor).

Ao longo das aulas direcionadas às gestantes, vamos acessando os órgãos do digestório com mais consciência para ativá-los, já que estão sendo mais sobrecarregados na gestação. Visualizamos, sentimos esses espaços internos, à medida que recolhemos nossos sentidos para então gerarmos um movimento consciente.
Ativamos pontos nos pés, pernas, coxas, baixo ventre, para acessarmos sustentação e aterramento. Percebemos a liberação dos ombros, pescoço e tela de pensamentos para conquistar ainda mais espaços internos...

A consciência é percebida de dentro para fora, em você, para que seu ritmo seja respeitado e você se sinta equilibrada, conquistando o estado natural de tranquilidade.

Observamos o corpo físico e também vamos ativá-lo em sustentação de musculatura e liberação tensões e toxinas. É uma construção de consciência que acontece, acessando em concomitância corpo, mente e o fluir da energia, o que vai nos trazer saúde e bem-estar na trajetória da gestação.

Nas imagens vamos conduzir um movimento bem simples para que você possa perceber espaços internos. Lembre-se de que a consciência começa na respiração! Se tiver dúvidas consulte um instrutor especializado em gestantes ou entre em contato conosco.

Yoga para gestantes: Pratique com consciência!
Namastê!
Cristiani W. Bez Matsuoka


Com os joelhos flexionados, as mãos nos pés (quadrados)e o afastamento adequado para acomodar seu ventre-
INSPIRE criando espaços nas costas, alinhando a coluna, afastando os ombros das orelhas, crescendo com o pescoço e percebendo os braços se ativarem, o ventre se expandir...



Mantenha aposição e consciência das pernas, mas empurre os pés para o solo, puxando as mãos

EXPIRE soltando o tronco para frente, liberando as escápulas e a cabeça, esvaziando todo o ar e ativando os esfincteres, se tiver conhecimento dessa contração. 

Caso esteja no 3º trimestre gestacional ou não tenha feito sob orientação de um professor, busque não fazer essa contração.

OBSERVE OS ESPAÇOS INTERNOS CONQUISTADOS, APÓS GERAR ESSES MOVIMENTOS ASSOCIADOS À RESPIRAÇÃO! 
Lembre-se de liberar as pernas e os braços, apoiando as mãos no solo, para sentir os efeitos dessa prática de ativação e liberação de espaços conscientes e o seu ritmo interno...
Namastê!


Namastê!
Cristiani W. Bez Matsuoka
(48) 99167-6361
Professora de Yoga para gestantes em Florianópolis – SC
Yogashala Brasil – Centro – https://www.yogashala.com.br/


Yogaluz – Santa Mônica - http://www.yogaluz.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário