segunda-feira, 22 de abril de 2019

Sauchan – consciência na “limpeza”



Sauchan é um passo muito importante do Yoga que nos fala sobre a necessidade da limpeza, do físico ao sutil.
Na gestação, vivemos com frequência, períodos de constipação intestinal, o que nos deixa muito incomodadas. Vivemos também muita oscilação emocional, que também pode deixar resquícios na mente e sensações no corpo.

Esse passo da limpeza trata de tudo isso e podemos falar muito neste passo do Yoga, pois esse processo de liberar toxinas faz parte da nossa vida diária.
Comecemos com a consciência na respiração, criando espaços internos e liberando as sensações que não precisam estar em você, através da respiração consciente, que já citamos bastante. Tranquilizar a mente, eliminado os excessos, também é um exercício de limpeza consciente.

Você pode ainda fazer técnicas de liberação específicas com os pranayamas desbloqueadores, como no exemplo:
Em pé, com a coluna ereta, o cóccix encaixado, inspire, unindo as escápulas e abrindo o centro do peito e garganta, levando os cotovelos para trás e exale, fazendo o movimento oposto, empurrando as mãos à frente e esticando os braços. Exale do umbigo a garganta e exercite fazê-lo, algumas vezes, com a boca aberta e a língua bem para fora.
(farei vídeo sobre ele, mas pergunte esta técnica ao seu professor, que seja adequada a gestantes)
Essa prática massageia bem os órgãos do ventre, libera as toxinas emocionais que carregamos no peito e nas costas, gerando a sensação de limpeza. Também pode ser feita sentada, com variantes.

Os movimentos básicos da coluna (veja texto e vídeo) também favorecem o massageamento dos órgãos internos e libera espaços, favorecendo o processo de limpeza. Deve ser praticado, nas suas variantes, diariamente, se possível.

Lembremos de que a gestante tem seus órgãos internos, muitas vezes com menos energia de ativação, pois está dividindo espaço com o desenvolvimento da gestação e com muitas funções no seu dia a dia.
Assim, quando passamos por constipação intestinal, não necessariamente significa que estamos consumindo poucas fibras ou água, mas nossa energia de base tem muita atividade e funções durante o processo gestacional.

No Yoga a energia responsável pela limpeza dos intestinos é apana, que também dá comando de sustentação ao baixo ventre e região perínea. Assim devemos enviar comandos adequados para liberar o que é necessário e sustentar o que é preciso. Essa energia também atua no parto.

Vamos ver algumas imagens e entender um pouco mais para praticar com consciência.

Namastê!
Cristiani W. Bez Matsuoka
(48) 99167-6361
Professora de Yoga para gestantes em Florianópolis – SC
Yogashala Brasil – Centro – https://www.yogashala.com.br/


Yogaluz – Santa Mônica - http://www.yogaluz.com.br/


Nessa imagem de movimento lateral, a gestante deve ter bem presente o assoalho pélvico, firme no solo ou apoio, para então expandir o tronco lateralmente.
Exercite a consciência dos espaços internos liberados, especialmente ao exalar e respire, expandindo o ventre e também esvaziando com bastante consciência até ativar o baixo ventre e a região perínea.
Desta forma, expansão e aterramento, espaços e liberação serão ativados com consciência.
Tente também ter consciente a lateral que está ativando, percebendo os órgãos dessa lateral, levando a mente dos intestinos à mão. Percorra toda a lateral com a respiração consciente!



Neste movimento, a gestante pode trazer consciência ao esvaziamento do ventre na exalação e, ao inspirar, abrir bem o centro do peito e a garganta. A exalação pela boca, pode ser feita nesta prática, se a gestante sentir a necessidade ou se houver recomendação do professor. Faça sempre com consciência nos espaços trabalhados e no seu limite pessoal.



Nessa postura de pé, além da relação com o equilíbrio, a gestante, nessa torção, pode massagear os órgãos internos, inspirando e criando espaços internos e exalando, esvaziando-se de ar, até ativar a região perínea.

Esta é a posição Vajrasana, muito adequada para a ativação da energia de apana que falamos no texto.
A praticante deve preparar os joelhos e tornozelos que são muito exigidos na gestação e também colocar apoios de almofadas para o seu conforto.
O fundamental é permanecer com a coluna ereta e cóccix encaixado e poder expandir, liberar e ativar os esfíncteres (região perínea)
A respiração deve ser fluida e algumas técnicas podem ser aplicadas nessa posição que favorece a consciência na circulação da energia de eliminação e sustentação.
Assim, busque exalar algumas vezes fazendo a contração sutil do baixo ventre e esfíncteres e também exercitando a liberação (consulte seu professor, não pratique com dúvidas).
Visite seu eixo interno, consciência no sutil.
Trabalhe também a liberação dos excessos dos ombros e da mente.
Busque perceber a tela de pensamentos vazia (limpeza do sutil).

Yoga para gestantes: Pratique consciente sempre! Libere o que não precisa estar em você!

Profª Cristiani W. Bez Matsuoka
(48) 991 - 676361

Nenhum comentário:

Postar um comentário