quinta-feira, 20 de junho de 2019

Dicas de yoga mamãe e bebê em casa



Praticar yoga no pós-parto é muitas vezes um desafio, com tantas funções com o bebê, mas certamente é um prazer que traz saúde, bem-estar, reconexão com o corpo, mente e energia...

Você pode encontrar 5 minutos entre as mamadas, com seu bebê acordado, e começar a criar esse ritmo consciente na vida dos dois... Pode aumentar o tempo, conforme o hábito vai se estabelecendo, com tranquilidade.

Hoje vou deixar a dicas de algumas posturas e respirações para você fazer próxima ao seu bebê ou com ele que vão trazer acesso à sustentação da musculatura do corpo, soltura de tensões, reconexão com o baixo ventre, ventre e com suas sensações internas. Também pode gerar estímulos importantes para o desenvolvimento saudável do bebê.

Para os bebês com mais de 1 mês e meio, independente do tipo de parto.


Inicialmente, crie um espaço de segurança para o seu bebê no solo em que possa se sentir à vontade para observar, relaxar, se mover e perceber você. Tenha objetos de estímulos sonoros, visuais e de toque, à mão.

Estabeleça a conexão com você através de uma postura confortável sentada, reconectando-se com seu eixo interno através da respiração.

Seu bebê se tranquiliza em perceber o seu estado natural de tranquilidade.

Você pode inspirar mentalmente até o topo da cabeça e exalar até acessar o baixo ventre e períneo.
É uma concentração mental e uma ação consciente.


Faça uso de uma almofada para sentir a presença do seu ventre novamente.
Inicialmente deite-se de bruços com o baixo ventre e abdômen sobre a almofada. Relaxe os ombros e feições do rosto e então inspire expandindo os braços lateralmente e exale liberando o tronco, cabeça e os braços à frente ou na lateral. 

Sinta a energia de sustentação desde o baixo ventre até a sustentação da coluna.

Perceba também a liberação de tensões que você gera na exalação.
Faça a contração perínea durante a inspiração para ativar o assoalho pélvico.

Tenha sempre alguns estímulos próximo a você e ao bebê, para fazer conexão com ele entre os ciclos de movimentos. 
Sons, texturas e cores...

Para sentir o corpo todo em estado natural de sustentação, podemos acessar em vários momentos do dia, até mesmo após as mamadas, a postura DANDASANA, que consiste em sentar-se com a coluna ereta e pernas bem ativas. Adaptar essa postura para a presença do bebê é bem interessante para acessar pontos de firmeza. Flexione os joelhos se sentir que não está pronta para ativar completamente as pernas, dê preferência ao acesso à coluna ereta e à consciência na respiração. 

Você pode construir essa postura fazendo a liberação dos ombros, sustentando mais os braços com a presença do bebê. Ele pode estar virado para você ou recebendo estímulos de bruços se tiver entre 2 e 3 meses.
Esse estímulo é muito especial para o fortalecimento do corpo do bebê desde à coluna até a força do abdômen.
Enquanto isso você respira com consciência e retoma a conexão com o seu corpo.



Você pode concluir sua dinâmica como iniciou, ou sentindo o contato do seu ventre sobre as coxas, relaxando os ombros e a cabeça. Perceba as feições do rosto se soltarem e os ombros relaxarem.
Vez ou outra, pode acarinhar seu bebê para que sinta  seu toque, já que ele é bastante sensorial.

Cada uma dessas variantes apresentadas podem ser feitas em sequência ou separadamente, conforme o seu momento e o do seu bebê. Sinta-se pré disposta a cuidar-se com tranquilidade e segurança e assim, gerar essa sensação ao seu bebê. Ele sempre pode sentir o seu estado interno...

Namastê!

Cristiani W. Bez Matsuoka
(48) 99167-6361
Professora de Yoga para gestantes em Florianópolis – SC
Yogashala Brasil – Centro – https://www.yogashala.com.br/
Yogaluz – Santa Mônica - http://www.yogaluz.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário