domingo, 2 de junho de 2019

Vivência Yoga casais grávidos – o despertar



Tive duas filhas e uma participação muito especial de meu marido nas duas gestações. Na primeira gestação, há mais de 19 anos atrás, já era praticante de yoga, estudei muitos mecanismos de apoio à gestante e entendi o quanto é importante envolver o pai em todos os processos, dado que tudo está acontecendo dentro de nós... 
Além de muitas dinâmicas de respiração, práticas de yoga juntos, muitas massagens intuitivas, muita cumplicidade nos envolveu. Isso foi fundamental para o desenvolver do parto da Luna, nossa mais velha e nossa conexão foi fundamental para mim em todos os processos e também para nós dois como casal.

Me aprofundei mais, fiz formação em Yoga em São Paulo e me especializei em gestantes e anos mais tarde, tivemos a Clara. A mesma parceria, com mais técnicas e mais bem-estar, mas a mesma cumplicidade...
Continuei meu trabalho com gestantes e percebi que alguns pais não sabiam bem como apoiar, especialmente na reta final. Só queriam proteger e ajudar a companheira, mas sem saber exatamente como, além do trivial.

Quando então, comecei a atuar com as mães logo no pós-parto, algumas me contaram que seus companheiros até se afastavam de alguma forma no trabalho de parto, especialmente com a presença dos profissionais especializados, por não saberem o que fazer, ou até mesmo por acharem que sua função era esperar o nascimento. Elas, no entanto, queriam essa presença mais consistente...

Na atuação como doula, sempre busquei trazê-los para esse apoio e sentia que a resposta era muito positiva, de muita satisfação por entenderem como atuar e observava essa conexão mais estreita entre o casal.

Aí percebi que estava na hora de criar uma dinâmica que ajudasse esses pais a saberem sua fundamental importância, o quanto eles são insubstituíveis nesse processo do qual fazem parte desde a decisão da gestação até todos os caminhos que levam à vinda do bebê e assim por diante.
Me lembrei do quanto me senti apoiada com o olhar, a mão firme e acolhedora
de meu marido nas horas mais intensas, independente dos processos gestacionais pelo qual passava... também, das experiências relatadas por algumas mães e gestantes com quem estava trabalhando... Foi o despertar para essa linda dinâmica!

A PARCERIA QUE TEMOS COM O HOMEM QUE ESCOLHEMOS PARA SER PAI DE NOSSOS FILHOS É FUNDAMENTAL!

A SENSAÇÃO DO APOIO NOS UNE DE TAL FORMA, QUE A ADMIRAÇÃO E A CUMPLICIDADE NA DECISÃO DE CONSTITUIR FAMÍLIA COM AQUELE COMPANHEIRO, SÓ AUMENTA, INDEPENDENTE DOS PERRENGUES POSSAMOS ENFRENTAR...

TER A CERTEZA DE QUE TUDO ESTÁ CERTO E TUDO VAI SE ACOMODAR, MESMO NO PÓS PARTO É UMA CONQUISTA CONTÍNUA, QUE FICA BEM MAIS TRANQUILA COM ESSA PARCERIA!
A REDE DE APOIO COMEÇA EM CASA, NESSA DUPLA QUE DEU INÍCIO A TUDO!

Assim surge a VIVÊNCIA YOGA CASAIS GRÁVIDOS, para ajudar os meninos a entenderem que independente do profissional que pode apoiar sua mulher e seu bebê na gestação, parto e pós-parto, sua atuação é fundamental! CADA UM TEM SUA FUNÇÃO!

As dinâmicas são elaboradas com posturas, que podem ser feitas sem a necessidade de o pai ou a mãe serem praticantes de yoga.
Vão ajudar: na consciência da fisiologia da gestação; na compreensão de pontos de sustentação do sutil ao físico, que os companheiros podem acionar nas gestantes; em procedimentos para ajudar nas quedas de pressão, processos de inchaços, dentre outras situações; na aprendizagem de massageamentos de ativação e liberação com técnicas e dinâmicas bem simples, que aumentam a parceria e o bem-estar do casal, especialmente da gestante.
Essas técnicas podem ser usadas e aprimoradas no decorrer da gestação e podem ser utilizadas no parto e pós-parto. Lembrando da importância de acionar profissionais especializados, para fins específicos, como massagista, doula, especialista em amamentação, etc, que possam proporcionar uma maior segurança à gestante. Até mesmo a aula de yoga direcionada a gestantes, pode ser despertada nessa prática ou aprofundada...

Nas dinâmicas dou dicas para esses direcionamentos. Desde sugestão de como podem atuar no processo de trabalho de parto em casa, antes da maternidade, ou antes da equipe profissional estar presente e também, a fundamental participação, no desenvolver desse processo, com a presença do apoio profissional. 
No pós-parto, também o apoio no processo da amamentação, especialmente na fase inicial!

GESTAR A CRIAÇÃO DE UMA NOVA FAMÍLIA UNIDA EM TODOS OS MOMENTOS É ESPECIAL!

Namastê!
Cristiani W. Bez Matsuoka
(48) 99167-6361
Professora de Yoga para gestantes em Florianópolis – SC
Yogashala Brasil – Centro – https://www.yogashala.com.br/
Yogaluz – Santa Mônica - http://www.yogaluz.com.br/


Muitos aprendizados nessa vivência oferecida no Yogashala Brasil em Florianópolis!



Muita soltura, ativação e relaxamento!

Muita conexão ... 



Com esse lindo  casal, muita entrega e cumplicidade...
Em São Paulo, no Chidananda Yoga,  ONDE O DESPERTAR ACONTECEU!



Nenhum comentário:

Postar um comentário