domingo, 16 de junho de 2019

Simplicidade: o caminho sem excesso




No dia a dia, muitas vezes nos esforçamos para “dar conta” de muitas atividades que elegemos para fazer. É comum nos agitarmos mentalmente para encontrar estratégias a fim de cumprir tais funções. Deste modo, nos afastamos do conceito da fluidez, tranquilidade e segurança, visitando mais oscilações mentais e agindo com menos consciência.

No Yoga e na vida, buscamos acessar o que é preciso, com naturalidade, aceitando as oscilações e buscando acomodá-las, na medida do possível, na medida da tranquilidade...

Na gestação são muitas transformações, assim, exercitar essa naturalidade, nos ajuda a organizar nossas sensações internas.

Trilhamos nosso caminho no momento presente para lidar melhor com cada questão, vivendo o tempo real para gerar tais acomodações, sem ansiedade ou antecipações desnecessárias.

Trazer esse conceito para a prática é exercitar a simplicidade, nos liberando dos excessos que acreditamos fazer parte da nossa vida.

Nas aulas de yoga é comum ter um ombro mais tenso, segurando algo completamente desnecessário. Trazer consciência a essa soltura é poder levar firmeza a pontos que precisamos ativar.

Assim, podemos acessar com simplicidade o conceito de movimento natural de nossa energia.

Se retemos a energia inconscientemente em um ponto de nosso corpo, vai faltar em outro. Se contraímos a musculatura das costas e tensionamos os ombros e feições do rosto, podemos não conseguir dar a devida consciência à lombar e ao períneo, por exemplo, registrando uma sensação de tensão e não de firmeza...
Na gestação, é comum essa tendência à tensão aumentar.

Vamos então, praticar com simplicidade:
Observe a sua respiração natural por alguns instantes e perceba que ela flui naturalmente na inspiração e exalação. Se seu corpo precisa liberar mais espaços internos, é provável que uma expiração mais alongada ou até mesmo pela boca, resgate os espaços que você precisa para se sentir mais íntegra nesse momento. Se você quer acessar naturalmente mais expansão, aumentando os espaços entre suas vértebras, perceba que alongar a inspiração pode lhe trazer essa sensação...

Sinta e pratique o que é importante para você se sentir bem no momento presente! Tente não deixar seus “hábitos mentais” de fazer mais, tirarem seu bem-estar, fazendo escolhas contrárias ao seu equilíbrio.

Busque respeitar o ritmo das coisas e criar o seu ritmo pessoal, conforme for possível e saudável para você, liberando-se dos excessos.

Perceber com simplicidade o que você precisa acessar no momento presente é trazer, com tranquilidade, a fluidez necessária para o seu dia, é organizar sua energia interna de forma saudável.

Traga essa prática para todo o seu processo gestacional e o aprendizado para a vida será um presente!

Sair dos excessos mentais e fazer o que é preciso com segurança, fluidez e tranquilidade!


Lembre-se de que uma flor só desabrocha no seu tempo natural, não adianta apressá-la! Uma borboleta só sai do casulo quando está pronta para voar...
Confie no desenvolvimento natural das situações e acomode sensações, respirando, expandindo e liberando o que é preciso!



Namastê!
Cristiani W. Bez Matsuoka
(48) 99167-6361
Professora de Yoga para gestantes em Florianópolis – SC
Yogashala Brasil – Centro – https://www.yogashala.com.br/
Yogaluz – Santa Mônica - http://www.yogaluz.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário