terça-feira, 21 de maio de 2019

Yoga no pós-parto



No pós-parto a mãe está muito ligada com o bebê e envolvida com a amamentação e com a nova comunicação com seu filho, que até então estava completamente protegido no ventre.
É uma nova fase de descobertas e reorganização interna. Ao mesmo tempo que a magia e bênçãos da maternidade nos invade, temos sensações internas, cansaço e reacomodação de órgãos para fazer aos poucos. Deste modo, a necessidade de se reconectar consigo mesma é fundamental!

A mãe, para entender melhor e se integrar com seu bebê no pós-parto, tem a necessidade de continuar acessando seu espaço de tranquilidade. Assim, seu bebê, que é completamente sensorial, continua a sentir sua respiração tranquila e se harmoniza.

É comum a mãe estar 100% atenta ao bebê e se agitar com a descoberta de choros, cólicas do bebê, ou mesmo com os novos horários de sono e sua própria alimentação, que interfere na do bebê, ainda que tenha apoios do pai, avós, etc.

Assim, seu corpo registra tensões nos ombros, dores nos braços e costas, sono sem qualidade... se dando conta, muitas vezes desse mal-estar, somente quando as sensações estão muito intensas. Lembre-se de que o eixo interno ainda está se reestruturando, o digestório também pode estar fragilizado, você ainda pode registrar sensações de frouxidão...  mas de fato, o natural é querer “fazer o seu melhor”.

O resgate do seu bem-estar no entanto, é fundamental para se sentir tranquila, amamentar, reconectar-se com o seu ventre, com órgãos a serem ativados...

Ainda que você não registre tantas tensões, é fundamental se reconectar novamente com você e seu espaço de tranquilidade!

É importante acessar novamente o fortalecimento do assoalho pélvico, a expansão da coluna e fundamentalmente, a RESPIRAÇÃO CONSCIENTE com a sensação de relaxamento, para o resgate do bem-estar pessoal da mãe.

A prática de Yoga com o bebê, ajuda a resgatar esse espaço, com a segurança de estar com seu bebê e se cuidar ao mesmo tempo.

Criar momentos, de 5 minutos em casa em que você consiga fechar os olhos e perceber sua respiração fluida e presente, gerar os movimentos básicos da coluna e soltar os ombros e pescoço de forma consciente, pode ser uma escolha diária, para que todo o seu corpo registre um momento pessoal de equilíbrio.

Aos poucos, gerar mais posições, envolver o bebê se ele estiver acordado, ou ainda fazer algumas respirações com os olhos fechados e outras, conectada com seu bebê, pode ser uma construção de espaço de segurança para os dois.
Costumo sugerir nas aulas pós-parto, para as mães, respirarem nas práticas, por 5 vezes, sem pensar em outra coisa que não seja aquele momento. Se o bebê chorar (chamar de alguma forma), sugiro que mantenha a dinâmica das 5 respirações e depois dê atenção ao bebê.

SÃO 5 RESPIRAÇÕES DE CONEXÃO COM OS SEUS ESPAÇOS INTERNOS E A SUA TRANQUILIDADE! VOCÊ VAI SE COMUNICAR DE FORMA MUITO MAIS HARMÔNICA COM SEU BEBÊ E ELE PERCEBE...

É de fato um processo de reeducação pessoal para a vida... É como a fala no avião: “Primeiro ponha a máscara em você, depois ajude quem precisa.”

QUANDO VOCÊ SE SENTE MAIS PRESENTE EM VOCÊ, CONSEGUE SE ENVOLVER COM MAIS QUALIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO SEU BEBÊ.

Ele terá picos de crescimento, formas de chorar diferentes para comunicar suas necessidades, ou simplesmente para “falar”. Se a mãe não se sentir mais confortável consigo mesma, muitas vezes não percebe algumas sutilezas e se cansa excessivamente...

Assim, trazer para a sua rotina diária, momentos de reconexão é fundamental.

Se for caminhar com o carrinho, pare uns instantes, sinta o calor do sol por algumas respirações, perceba seus centros de energia e sinta o sol iluminar e aquecer essas regiões, especialmente o ventre - umbigo (Manipura Chakra), a garganta (Vishuddhi Chakra ) e o espaço entre as sobrancelhas  (Ajna Chakra). Um minuto de reconexão!
Ao retornar a caminhada, perceba o encaixe do cóccix, ative o períneo, dê alguns passos mais longos e perceba a parte interna da coxa, respire com profundidade...
Exercite também, simplesmente caminhar, contemplar a paisagem e comunica-la a seu bebê, compartilhando suas impressões... A contemplação da natureza é bem relaxante...
Faça Ujjayi pranayama (ver texto no blog) por algumas vezes para retomar sua energia! Experimente outras técnicas ou simplesmente, visualize a passagem do ar pela garganta...

RETOME COM CARINHO A CONEXÃO COM VOCÊ MESMA E EXPANDA ESSA SENSAÇÃO AO SEU BEBÊ! APRENDIZADO PARA A VIDA!

Nesta dinâmica de aula mamãe e bebê, as mães estão, nesta imagem,  soltando os ombros, a cabeça e as costas aos poucos... realinhando os pés e pernas para reajustar seus espaços internos...
Alguns bebês estão atentos às mães, outros, tentando se conectar com o outro bebê (é bem comum após os 2 meses) e ainda há um que dormiu... 


Namastê!
Cristiani W. Bez Matsuoka
(48) 99167-6361
Professora de Yoga para gestantes em Florianópolis – SC
Yogashala Brasil – Centro – https://www.yogashala.com.br/
Yogaluz – Santa Mônica - http://www.yogaluz.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário