sexta-feira, 31 de maio de 2019

Por que praticar yoga na gestação?



Neste momento especial de tantas transformações na vida da mulher, acessar uma ferramenta que lhe traga o acesso à tranquilidade e bem-estar é fundamental.

Nas aulas de Yoga falamos muito de fluidez, tranquilidade e segurança. Exercitamos do sutil ao físico essas percepções, como propósito da aula.

Sentir a respiração fluida, sem obstáculos é uma conquista que fazemos a cada aula para levarmos para o nosso dia a dia...

Perceber então, o movimento das posturas e as acomodações do corpo e do bebê com essa sensação de fluidez é uma busca constante das práticas.

Acessar o estado natural de tranquilidade para que a gestante se sinta bem com ela mesma e consiga transmitir a seu bebê essa sensação, também é um maravilhoso exercício que praticamos. Sempre com a consciência no eixo pessoal, nesse eixo interno entre o topo da cabeça e o períneo ou os pés, para que todas acessemos o nosso bem-estar, o nosso centramento. Afinal, costumo dizer que temos muitos motivos em nosso dia para sairmos de nosso eixo, mas um único, para retornarmos: nós mesmas!

Desta forma, se pode também transmitir ao bebê, essa busca de equilíbrio e bem-estar...

Acessamos essas sensações com as posturas, técnicas respiratórias e visualizações, que serão muito importantes também, no parto e pós-parto.

Ativar a presença da segurança é fundamental! Como a gestante tem muitas oscilações, físicas e mesmo emocionais, buscar o estado natural de segurança é sentir-se tranquila!
Fazemos essa ativação também com posturas, consciência do fortalecimento do assoalho pélvico, liberação dos excessos dos ombros e tensões da face, que mascaram o verdadeiro ponto que devemos sustentar...

Assim, com tranquilidade, fluidez e segurança, construímos uma consciência especial para conduzir nossa gestação, nossa vida, com todas as transformações que estão continuamente acontecendo! 

Se sentindo bem no momento presente para construir o bem-estar diariamente, acolhendo as oscilações...

Em cada período gestacional, ou em fases específicas da sua gestação, há momentos mais intensos que podem trazer instabilidade... Assim, esse acesso interno, do sutil ao físico, deixa a mãe mais consciente de seu potencial pessoal de resgatar seu bem-estar.

Sentir-se presente em sua essência, acolhendo-se e acolhendo seu bebê... 

Lembrando-se sempre de acessar o seu propósito pessoal que a levou à escolha da maternidade nesse momento...

Poderia falar de muitos outros objetivos, como preparo do assoalho pélvico especificamente para o parto e pós-parto, liberação de tensões, alongamento e fortalecimento adequados ao corpo da mulher neste período, respirações pré-parto, mas gostaria de deixar hoje, o propósito do exercício diário, em todos os períodos gestacionais, de TRANQUILIDADE, FLUIDEZ E SEGURANÇA!

Namastê!
Cristiani W. Bez Matsuoka
(48) 99167-6361
Professora de Yoga para gestantes em Florianópolis – SC
Yogashala Brasil – Centro – https://www.yogashala.com.br/
Yogaluz – Santa Mônica - http://www.yogaluz.com.br/






Nenhum comentário:

Postar um comentário