sábado, 18 de maio de 2019

Intestino preso – o que fazer?



É comum a gestante ter constipação intestinal, pois os órgãos do seu digestório estão mexidos e a energia de liberação dos intestinos também. No Yoga, o mesmo movimento energético que ativa os intestinos, rege a sustentação de órgãos internos, assim, é necessário liberar e sustentar com consciência.
O ritmo respiratório, que interferem em "estados de ansiedade" e vice-versa, o excesso de controle mental,  também interferem na dinâmica digestória e na atuação dos intestinos. 

Trabalhar a soltura é fundamental! As técnicas de limpeza e liberação (textos e vídeos no blog - Sauchan  e  técnica respiratória de liberação), os movimentos básicos da coluna (texto e vídeo no blog), vão ajudar a mover com adequação o digestório, trazer consciência para a sustentação do baixo ventre, massageamento dos órgãos e liberação dos intestinos. No entanto, cada gestante tem um processo pessoal, uma dinâmica respiratória, um tipo de alimentação e prática regular de movimentos conscientes ou não, processos internos... Tudo isso vai interferir na atuação do digestório e liberação dos intestinos.

No Yoga, a energia responsável pela limpeza dos intestinos é apana, que também dá comando de sustentação ao baixo ventre e região perínea. Essa energia também atua no parto.

A energia que ativa os órgão digestórios é de constante movimento, nosso "fogo de transformação", é samana. Lembre-se de que também temos de digerir ideias e emoções... 

Precisamos então enviar informações conscientes e adequadas para ativar o digestório, saindo dos "excessos mentais", para mover e liberar o que é necessário e sustentar o que é preciso.

É muito importante estar consciente da fluidez da sua respiração e trazer a mente para os movimentos que você vai fazer, por mais sutis que pareçam. Acesse seus espaços internos.

Afinal, onde vai a sua mente, vai a sua energia. Traga então a consciência para o digestório e baixo ventre! Visualize seu corpo internamente.

Exercite a respiração de expansão e esvaziamento ventral (respiração abdominal), para ativar o digestório.

Trabalhe a respiração no eixo entre o topo da cabeça e o períneo, expandindo e aterrando até a contração dos esfíncteres, seguida da liberação dos mesmos.

Exercite Ujjayi pranayama (já explicada no blog) para se sentir com mais energia. Use essa técnica para fazer a respiração com a visualização do eixo e também a técnica de expansão e esvaziamento ventral.

Busque acessar seu estado natural de tranquilidade a partir da respiração.

Se tiver dúvidas, pergunte ao seu professor sobre essas técnicas respiratórias.

Desta forma, vou dar uma dica de postura que favorece a visualização e sensibilização interna do ventre e baixo ventre com massageamento ventral a partir dos movimentos respiratórios.

Nesta dica, é fundamental então perceber a energia da respiração, no digestório e baixo ventre, nessa postura que favorece a anatomia de ativação e liberação dos intestinos, bem como, a consciência do assoalho pélvico.

A liberação dos esfíncteres nessa posição, VAJRASANA, com a respiração abdominal (expansão e esvaziamento ventral), respirações profundas e fluidas, auxiliam o massageamento e liberação dos intestinos. (Já apresentamos essa postura no texto Sauchan)

Contrair os esfíncteres, é também um comando que pode ser trabalhado e vai atuar no fortalecimento pélvico e da lombar. Essa contração pode ser feita ao final da exalação, seguida da liberação. Assim, você vai estar consciente dos dois comandos.

Veja o que é tranquilo e seguro para você fazer hoje! Lembre-se de que você deve esvaziar a bexiga para fazer esta prática! 

Cuidado também para não forçar os joelhos!

Lembremos também que uma sequência de posturas com os movimentos básicos da coluna, posturas de pé e sentadas que gerem massageamento nos órgãos vão contribuir nesse processo de liberação. 

Temos vários exemplos no blog! Consulte um professor especializado se tiver dúvidas.

FUNDAMENTALMENTE LIBERE-SE... O EXCESSO DE CONTROLE MENTAL TAMBÉM PRENDE OS INTESTINOS!

PERMITA-SE GESTAR, SENTINDO E ACOMODANDO AS SENSAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES QUE SÃO MUITAS...

ACESSE COM CONSCIÊNCIA E TÉCNICAS A SUA RESPIRAÇÃO, QUE PODE RESTABELECER SEU BEM ESTAR E SUA CONEXÃO COM VOCÊ!

Namastê!
Cristiani W. Bez Matsuoka
(48) 99167-6361
Professora de Yoga para gestantes em Florianópolis – SC
Yogashala Brasil – Centro – https://www.yogashala.com.br/


Yogaluz – Santa Mônica - http://www.yogaluz.com.br/








Nenhum comentário:

Postar um comentário