domingo, 26 de maio de 2019

Nervo ciático na gestação 3



Vamos nos conscientizar de que os quadris na gestação desenvolvem uma frouxidão de músculos, tendões e ligamentos, para favorecer o processo gestacional.

O alongamento é bem-vindo, assim como a sustentação de pontos específicos. O fundamental é ter a consciência do limite pessoal e adequado para as ativações e liberações.

Lembremos de que nosso corpo tem limites de alongamento para tendões e ligamentos! Na gestação, a frouxidão faz com que possamos perder a noção desses novos limites, não acomodando adequadamente a parte nervosa, que transmite as informações sobre tensão e movimento ao cérebro. Isso envolve a consciência sobre os músculos e articulações.
Recordando também da abertura dos ossos da bacia...
Assim, fica a pergunta: O que liberar e o que sustentar?

Se tem muita transformação temos de acessar as adequações para o nosso bem-estar!
A informação energética da região ciática quando está muito fragilizada pode ser o medo subconsciente... do que tem por vir, de liberar...

Desta forma, sustentar o que é preciso e deixar partir o que não preciso carregar, pode ser um bom propósito para esta prática.

Neste texto vamos compreender pontos de sustentação e liberação que envolvem os quadris e informa ao nervo ciático liberação, ao assoalho pélvico, sustentação, e ativação com alongamento para a coluna lombar,  pernas e pés.

No vídeo deste texto, com a aluna Elisa Meurer, já no último trimestre gestacional, fizemos uma prática de ardha kapotasana, com variantes de pernas ativas e ora com os pés flexionados e ora com o dorso dos pés no chão, para ativar o alongamento da perna como um todo e também a ativação.

No Yoga quando alongamos um grupo muscular, como por exemplo, a parte posterior da coxa, ativamos a parte da frente e vice e versa.

Lembremos de que os pés em ponta para as gestantes sempre deve ser uma passagem, pois favorece o aparecimento de cãibra. Assim, fazemos esse alongamento importante, associado ao movimento da respiração, ou na respiração completa, como no vídeo.

A respiração indicada é a ventral, em expansão e aterramento até a contração perínea. Pode-se fazer com a visualização até o topo da cabeça, na inspiração e até o períneo, na exalação, como também foi conduzido.

O centro do peito recebe um comando de expansão. Os braços são ativos até as mãos e os ombros, afastados das orelhas.

A ativação perínea pode ser percebida na sensação de sustentação dada à parte interna da coxa e do baixo ventre. São contrações que podem ser sutis, conforme a intenção e percepção da gestante.
A coluna recebe um comando de crescer para o alto e os encaixes pélvicos favorecem a sustentação da lombar. Isso também ocorre com a percepção mais atenta da gestante e do exercício proposto.

A perna que está flexionada à frente, pode estar com o calcanhar mais próximo à virilha, ou mais afastado, em direção à mão oposta. Isto vai depender do bem-estar da gestante, ainda que o ciático seja mais alongado à medida que esse calcanhar se afaste da virilha.



A virilha correspondente à perna ativada para trás é a mais alongada. Esse alongamento vai depender da consciência de ativação da perna e encaixe pélvico, bem como do bem-estar da gestante.

Para instrutores de Yoga: Pode-se descer um pouco à frente com os braços, alongando a coluna, soltando mais o assoalho pélvico e ciático, mas isso deve ser controlado de acordo com o espaço ventral da gestante e seu conforto. Uma variante suave do ardha rajakapotasana. Não deve ser feito no 1º e 3º trimestres gestacionais.

Lembre-se sempre de ouvir seu corpo, respeitar seus limites e ter a certeza de que as transformações em todo o corpo é um lindo ritual de transformação de padrões mentais para o seu novo propósito: gestar e ter mais um ser especial na sua história...

Muitas posturas de yoga que trabalham os quadris em suas movimentos vão favorecer a sua consciência e acomodação das transformações, mas lembre-se de que você está se abrindo para a vinda do seu bebê, para o novo!

Namastê!
Cristiani W. Bez Matsuoka
(48) 99167-6361
Professora de Yoga para gestantes em Florianópolis – SC
Yogashala Brasil – Centro – https://www.yogashala.com.br/
Yogaluz – Santa Mônica - http://www.yogaluz.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário