domingo, 10 de março de 2019

1º trimestre - compreender o que acontece neste período sensível


O primeiro trimestre é marcado por muitas transformações internas e sensações na mulher. Compreender o que está acontecendo, nos ajuda a lidar melhor com este período, respirando com muita consciência e exercitando as acomodações...
A presença do hormônio Gonadofrina Coriônica Humana (HCG) que já é detectada seis dias após a gestação, aumento significativo dos níveis de estrogênio e progesterona, a formação e fixação da placenta e  o aumento do volume uterino, bem como a adaptação da mulher à presença de um novo ser, causam os desconfortos conhecidos neste período e fazem deste trimestre, o mais sensível.

Desconfortos mais comuns: irritabilidade, ansiedade, enjoo, cãibra, sonolência, tontura, constipação intestinal, etc.
O aumento dos tecidos, formação da placenta, aumento de sangue, líquido amniótico e início da reserva de gordura é o que inicia o pequeno ganho de peso, ainda que enjoos possam nos fazer perder peso nesta fase. De todo o modo, aumentamos nossos espaços internos, fisicamente.

Está tudo bem, mas temos de dar bastante atenção a nós mesmas para garantirmos nossa nutrição e bem estar, lembrando que o bebê tem seu alimento garantido vindo da placenta. O acompanhamento médico nos dará essas recomendações. 

Assim, percebemos que é muita informação neste período e precisamos fazer adequações na nossa rotina para seguirmos na mágica jornada que é gestar... Precisamos também nos nutrir de ENERGIA!

Algumas gestantes não sentem nada fisicamente neste período. Devemos nos recordar que cada gestação é única, como cada ser humano, então buscamos lidar da melhor forma com as nossas sensações internas.


No Yoga buscamos fazer movimentos, posturas e respirações tranquilos que liberem nossas tensões e os desconfortos digestórios. O Fundamental é que a gestante resgate seu bem estar , adeque as sensações internas com segurança! Conheça formas de movimentar a energia em seu corpo como um todo.
As posturas visam a construção do nosso eixo interno e nossa segurança e as técnicas respiratórias reforçam esse eixo e podem auxiliar na liberação dos excessos de enzimas estomacais. 
O relaxamento também é fundamental, para sentir nossas transformações com mais tranquilidade, gerando adaptações na mente e nas emoções. Já precisamos buscar "espaços" para este ser que estamos gestando...
Visualizações que tragam o foco para o nosso bem estar também são trabalhados neste período mais sensível da gestação. 

Um profissional especializado em Yoga para gestantes pode dar a atenção às adequações desta fase e à gestante, em suas particularidades neste período. É importante ter o conhecimento específico sobre a gestação para direcionar a aula da melhor forma.

Yoga: Praticar com consciência sempre!
Cristiani W. Bez Matsuoka
(48) 99167-6361
@cristianiw.bez
Professora de Yoga para gestantes em Florianópolis – SC
Yogashala Brasil – Centro – https://www.yogashala.com.br/
Yogaluz – Santa Mônica - http://www.yogaluz.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário