terça-feira, 19 de março de 2019

A Integração de todo o corpo com a gestação – busca do equilíbrio



A prática de Yoga na gestação favorece a integração da mãe com suas sensações e com o seu bebê, minimizando aflições físicas e emocionais. Quando a mulher está segura em construir um caminho saudável para o desenvolvimento de todo o processo gestacional, pode criar a certeza de fazer o seu possível para uma gestação harmoniosa, acessando a tranquilidade necessária para ser transmitida ao seu bebê.

A base dessa prática é a respiração consciente que favorece a percepção mais coerente das sensações do corpo. Propiciar um diálogo mais eficaz entre o centro do corpo "core" (onde seu bebê se desenvolve, juntamente com funcionamento de todo o seu sistema digestório), cabeça (centro nervoso e de intelecto) e membros (lembrando dos indesejáveis inchaços de mãos e pés), deve ser uma habilidade a desenvolver ou melhorar, durante a gestação. 

Movimentos associados à respiração consciente e técnicas respiratórias, favorecem essa comunicação, minimizando processos de travamento da respiração, ofegância, inchaços e falsas contrações.

É necessário que a gestante busque relaxar e perceber que a gestação não é um processo intelectual e se desenvolve em todo o corpo. Desta forma, a futura mamãe pode encontrar seu equilíbrio e bem-estar em todas as fases de transformação pelas quais ela e o bebê devem naturalmente passar.
A gestante pode ter muita energia, mas é preciso direcioná-la adequadamente às suas atividades. Quando visitamos excessos, como direcionar a energia demasiadamente para o intelecto, podendo sentir a falta de vitalidade, por não acessar a consciência para o equilíbrio. É comum, por exemplo, reter energia nos ombros e parte alta do corpo, gerando tensão. Desta forma a comunicação integral do corpo diminui, alterando a fluidez. Assim, a circulação no digestório e a energia de sustentação na base da coluna e no baixo ventre, podem ser prejudicados. 

RESPIRAR NO EIXO é sempre uma estratégia. Buscar inspirar e perceber que o ar entra e a energia se expande para o alto e, exalar sentindo que o ar sai e a energia aterra até o baixo ventre, é um exercício de respiração bastante benéfico. É importante lembrar que o corpo físico modifica constantemente e a gestante precisa buscar seu eixo interno. 




A integração que as práticas do Yoga propiciam, podem fortalecer a mulher nesta trajetória da maternidade, minimizando assim, possíveis desconfortos do corpo em vários níveis, reconectando-a com o seu equilíbrio.


Namastê!
Cristiani W. Bez Matsuoka
(48) 99167-6361
Professora de Yoga para gestantes em Florianópolis – SC
Yogashala Brasil – Centro – https://www.yogashala.com.br/
Yogaluz – Santa Mônica - http://www.yogaluz.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário