sexta-feira, 29 de março de 2019

Yoga para gestantes: Nutrição além do físico




Sabemos da importância da alimentação para a nutrição de nosso corpo, especialmente na gestação, que formamos a placenta, a qual garantirá a nutrição física do bebê e também da atenção especial ao que ingerimos para alimentar todo o corpo.
Nesse período também visitamos oscilações entre vitalidade e necessidade de acomodar mudanças, que são muitas. Nosso corpo tem uma anatomia especial em constante movimento que precisa ser trabalhada com essa consciência e conhecimento. Por isso, a prática do yoga direcionada a gestantes, gera o acolhimento e alimento adequado para essas adequações.
Garantir a liberação das tensões dos ombros e a ativação do abdômen, panturrilhas e coxas é uma consciência presente no yoga, mas a adequação para o período gestacional é fundamental! Seu ventre tem uma alteração de posicionamento de órgãos e seu útero se expande com seu bebê e toda a química interna para a sua segurança. Lembre-se de que o conceito de nutrição vai do físico a sutil (ver texto - nutrição mãe e bebê além do físico) e que essa comunicação deve se estreitar durante a gestação para que você se acolha e expanda essa percepção ao seu bebê.
Adequar os movimentos da energia em seu corpo é poder acessar a liberação adequada e também a sensação de segurança. Trabalhar a respiração consciente associada a movimentos que circule esse PRANA em todo o corpo é fundamental.
Então, a partir de posturas – ASANAS com adaptações para o seu período gestacional, vamos estimular essa consciência diariamente para expandir vitalidade e liberação de tensões adequadamente.
Lembre-se de que não se trata de uma aula, somente dicas para a sua prática, especialmente se você já faz aulas de yoga para gestantes regularmente.

A primeira dica,  são posturas com apoio de parede que podem ser praticadas com tranquilidade, adequando ao seu conforto, até o último trimestre (alguns ajustes podem ser necessários, por isso, converse com seu instrutor de yoga para gestantes)

Inspire e expanda toda a parte da frente do corpo.
Mantenha o pé que se eleva, ativo com o calcanhar empurrando o ar.

Exale e expanda as costas.
Esvazie os pulmões e retenha,
ativando o períneo. Relaxe a cabeça. 
















Essa postura – Viagrasana, é usualmente feita no solo, mas com o apoio da parede, garantimos a circulação consciente da energia em toda a parte da frente do corpo na inspiração e toda a parte de trás do corpo, na exalação. Lembrando de perceber o esvaziamento do ar também nos órgãos do ventre, eliminar excessos, acionar a musculatura perínea e do baixo ventre, para ativar (contrações adequadas e órgãos internos).
Lembre-se de estar consciente de empurrar a parede com as mãos e braços, afastando os ombros das orelhas. Perceba também, o pé que está no solo e flexione o joelho de base se sentir necessidade.


Essa  próxima postura de solo – Gatyamak Meru Vakrasana - gera a ativação das suas pernas, a consciência na coluna e sustentação, da região pélvica e do eixo. Ao movermos uma mão para a perna oposta, geramos uma torção na coluna, que deve ser adequada ao seu momento gestacional e a sua flexibilidade, para ativar os benefícios da circulação da energia no ventre e liberação do centro do peito e ombros. Variantes são bem vindas, mas esteja atenta ao seu período gestacional!

Flexione sutilmente os joelhos e vá ativando as pernas com tranquilidade.
Mantenha sempre os pés ativos e ombros afastados das orelhas.


Voltamos à parede para sentirmos bem a ativação de nossas pernas. Essa é uma variante  do Virabhadrasana I – para ativar sua força de aterramento na pernas e pés e expandir o centro do peito, afastando os ombros. Libere a energia de controle que segura erroneamente seus ombros!


Acione a contração perínea para registrar a sustentação e
empurre a parede para ativar os braços.
Cresça com o topo da cabeça para o alto


Sinta bem a presença dos pés e pernas e dê atenção especial ao encaixe da pélvis. Perceba o alinhamento entre púbis e cóccix e contraia a região perínea. Nesta postura, podemos perceber bem o equilíbrio entre expansão e aterramento, ativação e liberação!


Veja a variante em torção para trazer ainda mais consciência aos espaços da coluna e dos órgãos internos!


Observe que a relação de fluidez da energia e assimilação de percepções internas  estão associadas ao conceito de nutrição!

Yoga na gestação: Pratique consciência e sinta-se nutrida, especialmente quando tem de nutrir...

Daremos continuidade a essas dicas de nutrição com asanas, pranayamas e dicas de percepção durante o desenvolver da gestação!

Profª Cristiani Matsuoka
Yoga para gestantes em Florianópolis


Nenhum comentário:

Postar um comentário