quarta-feira, 6 de março de 2019

O auto acolhimento na gestação e pós parto

O auto acolhimento é uma excelente forma de compreender e mergulhar na maternidade. Estar atenta ao seu bem-estar e ao seu estado espontâneo de tranquilidade é um exercício que nos ajuda a expandir esses cuidados com naturalidade no desenvolver da gestação e no pós parto.
Quando iniciamos a gestação somos banhadas com uma mutação hormonal intensa, que precisamos acomodar para nos adaptarmos à presença do pequeno ser que está se desenvolvendo dentro de nós.
A respiração consciente é a chave para fazermos as adaptações necessárias nesse primeiro trimestre, bem como acessar um novo ritmo de atividades para podermos nos acolher e nos resguardar nessa fase de muitas alterações.
Logo entramos em uma fase que nos propicia mais disposição e equilíbrio. Período excelente para acessarmos nossa consciência corporal, nossas transformações e nosso estado natural de tranquilidade. Nos reeducamos para transmitir ao nosso bebê,  a sensação de paz. Alongamentos e respirações conscientes, posturas e técnicas respiratórias do Yoga podem produzir endorfina, gerando o acolhimento e sensação de bem-estar que precisamos. Acessar também nosso eixo interno pode nos trazer mais segurança e centramento, pois no nosso dia a dia podemos ter muitos motivos para "sair do eixo", mas basta nossa conexão com nós mesmas e com os nosso propósito de gestar com naturalidade, para nos lembrarmos de voltar para o nosso centramento.
Quanto mais acionamos essa conexão, mais facilmente percebemos nosso potencial de tranquilidade em vários momentos do dia.
Afinal, precisamos de equilíbrio para organizar nossos espaços no corpo, na mente e na vida, para o ser que estamos gestando.
Na reta final estamos naturalmente mais lentas... tem muita coisa acontecendo no nosso ventre e nosso bebê já mostra seu ritmo pessoal e devemos estar bastante conectadas a ele. Surgem então os questionamentos sobre o parto, a maior adaptação ao sobrepeso e uma busca constante do bem-estar neste momento de transformações intensas... Respeite seu ritmo e acolha-se! Traga sua consciência para essa movimentação interna e busque aquietar sua mente das agitações...
As respirações e movimentos adequados com base no Yoga diminuem os desconfortos deste período, propiciando um contato maior com os hormônios tranquilizadores, típicos da reta final, trazendo o acesso ao auto-acolhimento e transmitindo esse bem-estar ao bebê.
Após o nascimento, muita emoção e adaptações com a presença do bebê e amamentação... A mãe, mais uma vez precisa acessar seu potencial de tranquilidade... fechar os olhos e sentir sua respiração... descansar, para então cuidar da melhor forma de seu bebê. Precisamos estar atentas a nós mesmas, a nossa conexão com nosso "eixo interno", para cuidar ... Acolher-se para melhor acolher...
Profª Cristiani Matsuoka
Yoga para gestantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário