segunda-feira, 11 de março de 2019

Movimentos de torção na coluna: benefícios na dose certa



A coluna representa nosso eixo em várias percepções. Na gestação, a mulher altera o eixo do seu corpo, o que interfere muitas vezes na sensação de sustentação da coluna, na postura, no funcionamento do digestório, etc.
Movê-la adequadamente é fundamental para oxigenar os órgãos do abdômen, criar espaços entre as vértebras e espaços internos. Reorganizar a postura é uma constante para adequar o corpo ao sobrepeso, à movimentação de órgãos, à retomada do eixo físico e sutil...

Essa ativação deve ser bem consciente, pois movemos a energia para o plexo solar, a região ventral, onde a gestação está se desenvolvendo, onde há muita energia em movimento... É a morada de Manipura Chakra, o centro da consciência na vitalidade, o centro do elemento fogo.
Assim, temos também de adequar esse “fogo” para o bem-estar. A gestação e a química interna da mulher neste período já podem gerar excessos, então nossa consciência em adequar movimentos e respirações é fundamental!

Ao mesmo tempo, praticando torções e movimentos adequados, incluindo os da respiração, geramos a liberação dos excessos dos ombros, sentimos a fluidez do ar pela garganta, oxigenamos e liberamos excessos do ventre e garantimos nossa sensação de sustentação na base, no nosso assento.

São indicados 8 movimentos básicos da coluna, para a nossa saúde, que ainda vamos explicar em um outro artigo, mas a torção é o que não fazemos com frequência no nosso dia a dia, é também o mais complexo e precisa de atenção especial na gestação.

É sempre bom respirar com fluidez, através da respiração natural para iniciar o movimento com tranquilidade e aprofundar a respiração de acordo com a sensação de conforto da gestante.

Escolha inicialmente uma postura sentada, com a coluna ereta para iniciar esse espaçamento em torção, mas certifique-se de ter criado espaços internos através de sua respiração. Há uma dose que se adeque para o seu dia, para o seu período gestacional, para acomodar todas as sensações e acessar os benefícios. Dê novos passos e faça outras variantes, sob orientação de um professor capacitado no trabalho com gestantes.

As torções fortalecem a musculatura de sustentação da coluna, alongam os músculos do abdômen e nos apresentam mais espaços internos no corpo, na mente e nas emoções. Traz a consciência da liberação de espaços necessários para acomodar as novas sensações, à presença do bebê na nossa vida, no nosso corpo... Traz a consciência na leveza e nos ajustes internos...

Yoga: Consciência e bom senso sempre!
Namastê!
Cristiani W. Bez Matsuoka
(48) 99167-6361
Professora de Yoga para gestantes em Florianópolis – SC
Yogashala Brasil – Centro – https://www.yogashala.com.br/
Yogaluz – Santa Mônica - http://www.yogaluz.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário