quarta-feira, 13 de março de 2019

Tranquilidade e fluidez - um exercício de percepção



Buscamos a sensação de tranquilidade para nos sentirmos bem e em segurança. Para acessarmos essa percepção, é importante liberarmos o que não precisamos carregar. Assim TRANQUILIDADE e FLUIDEZ vão sendo construídas e acessadas durante a prática de yoga, no nosso dia, durante a gestação... No nosso corpo, na nossa mente e nas emoções...

Um maravilhoso passo do Yoga nos diz para “cessarmos as oscilações da mente”, como caminho para nos unirmos a nossa essência.

Como é importante podermos encontrar dentro de nós esse estado de paz e sermos capazes de nos expandir para todas as nossas atividades com essa sensação! Levar essa informação também ao nosso ventre...
Para isso é importante percebemos que muitas vezes nos envolvemos demais com as agitações do dia, do trabalho, da vinda do bebê... ocupando nossa mente com muita informação.

Durante a gestação, visitamos muitas oscilações e às vezes ficamos presas nelas, do físico ao sutil.
Mudar, transformar essa informação é fundamental para acessar nossa TRANQUILIDADE e FLUIDEZ.

Isso só acontece quando permitimos que tudo aconteça de forma espontânea... quando nossa respiração é naturalmente fluida, quando nossos ombros estão relaxados, quando podemos perceber o ar passando pela garganta ou expandindo naturalmente o ventre... ou também, quando sentimos nossos pés firmes no chão, a ativação das pernas, o encaixe natural do baixo ventre e nossa respiração expandindo na inspiração e aterrando na exalação. 

QUANDO ACOMODAMOS DE FORMA CONSCIENTE AS TRANSFORMAÇÕES DA GESTAÇÃO.
ISSO SÓ ACONTECE QUANDO ESTAMOS PRESENTES EM NÓS, DO FÍSICO AO SUTIL.

Podemos perceber então, nossa energia expandir para o alto na inspiração, criando espaços internos e, aterrar para baixo, liberando excessos... acessando nosso eixo interno.
Inspire e expanda!
Expire e libere, aterre...
Exercite essa percepção!
Inspire mentalmente até o topo da cabeça e exale até o períneo, ou até os pés, acessando o seu eixo interno.
Perceba assim, como tudo flui melhor em você... como sua mente está mais tranquila, livre dos excessos... Você acessou a fluidez no seu corpo e registrou essa energia também na mente e nas suas emoções...

Vamos exercitar mais fundo o acesso à tranquilidade e fluidez. 
Sente-se confortavelmente perceba a sua respiração natural por uns instantes, traga então a sua atenção mental à tela de pensamentos, na região da testa. Busque percebê-la, deixe os pensamentos partirem e continue esse exercício:

Por alguns instantes, traga à mente uma imagem ou situação que acesse em você a sensação de tranquilidade e deixe sua respiração fluir... Em seguida deixe essa imagem partir e perceba a sua mente vazia, até mesmo escura e aproveite esse instante de paz...
Em seguida, traga à mente uma imagem ou sensação que lembre fluidez para você, fixe nessa imagem alguns instantes e deixe-a partir... registrando essa sensação em sua mente e em todo o corpo.
Sinta então que você é naturalmente tranquila e tudo flui em você como a perfeição do Universo!

Exercite esse acesso à tranquilidade e fluidez e acostume todo o seu corpo, do físico ao sutil, a registrar essas sensações de bem-estar.

Os ensinamentos do Yoga traçam um caminho de gestar com tranquilidade, permitindo que a segurança e a fluidez façam parte da sua trajetória de transformações da gestação em cada momento particular!

Yoga: acesse a tranquilidade e fluidez de forma natural em você!
Profª Cristiani Matsuoka



Nenhum comentário:

Postar um comentário